Livro reúne experiências bem-sucedidas em saúde bucal do SUS

Lançado pela Faculdade de Odontologia da USP, obra está disponível para download gratuito

28/01/2019 - Publicado há 5 anos
SUS e Saúde Bucal no Brasil reúne boas práticas em saúde bucal de todo o País – Foto: Divulgação/FO-USP

.
O Programa Nacional de Saúde Bucal, também conhecido como Brasil Sorridente, é um braço do Sistema Único de Saúde (SUS) e referência mundial no atendimento odontológico, tanto em proporções como em qualidade. Resultados e práticas de sucesso desta iniciativa federal são relatados no livro SUS e Saúde Bucal no Brasil: por um futuro com motivos para sorrirlançado pela Faculdade de Odontologia (FO) da USP, que pode ser baixado gratuitamente.

“A experiência da construção desse livro revelou que o Sistema Único de Saúde (SUS) resiste e que a saúde bucal está viva nos serviços em todo o Brasil, graças à força dos guerreiros trabalhadores desse sistema e ao projeto constitucional que garante saúde integral a todas as brasileiras e brasileiros, desde 1988, situação que reforça a necessidade de valorização dos municípios no sistema”, afirmam os responsáveis pela obra. A proposta, dizem, é que os leitores se inspirem e reproduzam as boas práticas relatadas, realizando as necessárias adaptações.

O livro traz uma introdução ao SUS e ao Programa Nacional de Saúde Bucal e quatro capítulos, que serão lançados também em formato e-book, com os temas: Experiências Multiprofissionais, Inovação do Cuidado e Clínica Ampliada, Gestão e Planejamento e Relação Ensino-Serviço.

A publicação é coordenada pelas professoras da FO Fernanda de Campos Almeida Carrer e Maria Ercília de Araújo e pelo professor da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, e contou com a organização dos professores da FO Dorival Pedroso da Silva e Mariana Lopes Galante, e da professora da Universidade de Mogi das Cruzes Mariana Gabriel.

São autorizadas a reprodução e a divulgação total ou parcial do trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.