Vacina contra a covid: ex-presidentes norte-americanos dão exemplo de cidadania

Renato Janine fala da iniciativa de Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton de tomarem a vacina em público para estimular a sociedade americana

 09/12/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta coluna Ética e Política, Renato Janine Ribeiro comenta a iniciativa dos ex-presidentes norte-americanos, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, de se oferecerem para tomar a vacina contra a covid-19 em público.

Para o colunista, isso é muito importante porque significa que esses chefes de Estado estão convictos de que a vacinação é confiável. E, mais que isso, é necessária para conseguirmos criar uma barreira muito forte contra a covid.

“Alguns especialistas em saúde pública comentam que a vacinação é uma espécie de pacto social, pelo qual toda a sociedade, se vacinando, cria uma barreira que impede a proliferação, até mesmo afetando aqueles que eventualmente não tenham se vacinado, por qualquer motivo que seja”, aponta o colunista. Janine recorda ainda de campanhas de vacinação ocorridas no passado, entre elas a da poliomielite, que ajudou a erradicar a doença no Brasil graças à vacina.

Para o colunista, enquanto os ex-presidentes norte-americanos dão um exemplo de cidadania, o presidente Jair Bolsonaro, infelizmente, faz o contrário, ao se colocar contra a vacina, ou ao sugerir o uso de cloroquina para tratar a covid-19, ou quando diz que não poderiam cobrar dele caso a vacina causasse algum problema ou efeito colateral.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.