Uma Cortina de Ferro para isolar a Rússia

Marília Fiorillo comenta o ingresso da Finlândia na Otan e argumenta que uma nova Cortina de Ferro está em construção, mas desta vez o objetivo é se proteger da Rússia

 07/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 11/04/2023 as 13:02

Logo da Rádio USP

Com essa, a Rússia certamente não contava: a Finlândia é o mais novo membro da Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte. A professora Marília Fiorillo tem mais a dizer sobre isso. “Ironias da história…uma nova Cortina de Ferro está em andamento, sendo construída. Só que, ao contrário da anterior, que designava os países na órbita da URSS, este cinturão protetivo está sendo erguido para isolar a Rússia e defender-se dela. Se Vladimir Putin pretendia expandir sua influência quando invadiu a Ucrânia, o tiro saiu pela culatra. Na terça, a Finlândia, país até então neutro, oficializou sua entrada na Otan, tornando-se o 31º país membro da Aliança Militar do Atlântico Norte”.

“Como a fronteira entre Rússia e Finlândia é enorme, com mais de 1.300 quilômetros, o resultado imediato é que agora dobrou de tamanho a presença da Otan em países fronteiriços à Rússia. A entrada na Otan teve a aprovação de 80% dos finlandeses, segundo uma pesquisa de opinião divulgada pela BBC. Cabe lembrar que a Finlândia recém elegeu um governo de direita, por uma apertada margem, derrotando a premiê social-democrata Sanna Marin, até então a mais jovem chefe de governo do mundo, que assumiu o cargo em 2019. Tanto ela como o novo premiê, Petteri Orpo, condenam a invasão da Ucrânia”.

Além da Finlândia, quem também pode ingressar na Otan é a Suécia. “Sua candidatura, por enquanto, encontra resistências do presidente turco Erdogan, pois a Suécia acolhe muitos curdos opositores de Ancara, que Erdogan quer varrer do mapa. Comemorando a adesão da Finlândia e provável aceitação da Suécia, países não alinhados antes do ataque à Ucrânia,  Stoltenberg (secretário geral da Otan) comentou: ‘Putin tinha o objetivo declarado de obter menos fronteiras com países da Otan, mas, com a invasão da Ucrânia, está obtendo exatamente o oposto. Já são sete membros da Otan no Mar Báltico, dificultando o acesso marítimo de São Petersburgo e apertando a nova Cortina de Ferro contra a Rússia de Putin'”.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.