Teremos cada vez mais eventos climáticos inusitados, afirma Nabil Bonduki

Exatamente por isso, diz o colunista, é necessário mudar a lógica de ocupação do litoral, ou se corre o risco de tragédias ainda maiores acontecerem

 02/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, zerar o desmatamento da Amazônia, mudar a lógica da mobilidade nas cidades e o processo de ocupação das terras no Brasil. Segundo o professor Nabil Bonduki, essas são medidas necessárias para evitar tragédias ainda mais graves do que a que aconteceu em São Sebastião, durante o último Carnaval. É preciso também fazer a adaptação das cidades para essas emergências climáticas.

Diz o colunista: “Nós precisamos preparar as cidades para enfrentar esses eventos extremos, que irão continuar acontecendo”. Torna-se cada vez mais claro, segundo ele, que a ocupação daquela região precisa mudar. Não se pode continuar ocupando ilimitadamente áreas costeiras que têm servido ao turismo, “com resorts de luxo, com condomínios, com casas de veraneio que permanecem a maior parte do tempo vazias, mas que ocupam a terra que é negada para aqueles que trabalham nessas atividades e são obrigados a se deslocar para as encostas dos morros, onde o risco é cada vez maior”.

Bonduki é enfático ao alegar ser necessário mudar a lógica de ocupação do litoral, “se a gente quiser evitar tragédias tão grandes ou piores do que essa que aconteceu no Carnaval, em São Sebastião.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.