Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas
Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735
Arte com uso de ícones Flaticon
Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735
Obra que tem como personagem o herói greco-romano Hércules é reutilizada na composição sobre o nascimento de Cristo
Criada em 1734, em Leipzig, obra dividida em seis partes narra musicalmente o nascimento de Jesus Cristo
Caderno do início do século 18 mostra também músicos que influenciaram o compositor no início da sua carreira
Datado do início do século 18, caderno traz partituras de 54 músicas de diferentes compositores
Composição tem influência da música de Vivaldi, com três movimentos em que se alternam trechos orquestrais e passagens solo
Líder da Reforma Religiosa do século 16 – que completa 505 anos – exerceu profunda influência no compositor
Criada em 1725, composição está baseada em obra do teólogo e compositor alemão Joachim Neander, do século 17
Obra de juventude de Bach está ligada a gênero sarcástico surgido na Europa no século 15
Obras publicadas no “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” eram executadas por Bach, sua esposa e filhos
Obras presentes no “Musicalisches Gesang-Buch”, de George Schemelli, eram cantadas nas reuniões da família Bach
Despedidas à mais longeva soberana britânica incluíram a execução de quatro obras do compositor alemão
Marcas dão vislumbre das crenças pessoais de Bach e de como ele entendia sua vocação, diz especialista
Podcast Manhã com Bach conclui a audição das “Suítes Francesas”, que completam 300 anos
É o que afirma o historiador inglês Charles Sanford Terry, que vê “beleza comovente” nessas peças
A alemanda – primeiro movimento das seis peças de Bach para teclado – ganha traços da tradicional “ouverture”
Opinião é do musicólogo alemão Philipp Spitta, autor de monumental biografia do compositor publicada no século 19
Primeiro biógrafo de Bach acentua a beleza melódica das seis peças para teclado do compositor alemão
Maior parte dessas seis peças de Bach para cravo ou clavicórdio foi concluída em 1722, na corte de Cöthen
Programa da Rádio USP comemora quatro centenas de edições com duas alegres e festivas composições de Bach
Programa exibe também a cantata “Ich habe meine Zuversicht” (BWV 188)
Uma das mais tocantes obras vocais de Johann Sebastian Bach foi apresentada no programa da Rádio USP
Programa apresenta três músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach
Programa apresenta também a cantata “Wachet! Betet! Betet! Wachet!” (BWV 70)
Programa traz músicas para órgão, flauta, violino, cravo, oboé e orquestra
Programa exibe também a “Sonata para Flauta em Mi Maior” (BWV 1035)
Programas traz obras de Bach apresentadas no último fim de semana do tradicional evento realizado em Leipzig
Programa exibiu 3 das 30 cantatas executadas nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2018 no tradicional evento alemão
Programa traz obras que serão executadas no tradicional evento anual, em cartaz neste mês em Leipzig
Programa mostra que, em vida, Bach foi mais conhecido e celebrado como exímio organista
Programa exibe também um obra para órgão e uma cantata
Programa exibe também uma obra para órgão e uma cantata sacra
Criada em 1732, composição é baseada no discurso da virgem Maria registrada no Evangelho de Lucas
Programa traz músicas para órgão, violino, cravo e vozes
Obras são exemplos da reutilização que Bach fazia de suas próprias composições
Programa apresenta também a cantata “Nach dir, Herr, verlanget mich”, “Por ti, Senhor, eu anseio” (BWV 150)
Programa apresenta também cantata composta em 1728, em Leipzig
Composta em 1724, obra celebra a Páscoa, data máxima do cristianismo
Com quase duas horas de duração, obra será apresentada em duas edições do programa
Programa celebra o aniversário do compositor alemão, nascido em 21 de março de 1685