Manhã com Bach #207: Há 310 anos, Bach foi promovido a mestre de concerto em Weimar

Nomeado em 2 de março de 1714, compositor tinha entre suas tarefas a de compor uma cantata sacra por mês

Por
 26/02/2024 - Publicado há 2 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #207: Há 310 anos, Bach foi promovido a mestre de concerto em Weimar
/

No dia 2 de março de 1714 – há exatos 310 anos, portanto -, Johann Sebastian Bach foi promovido a Konzertmeister, mestre de concerto, da corte de Weimar. Contratado seis anos antes pelo duque Wilhelm Ernst, de Weimar, como organista e músico de câmara, agora ele tinha entre suas funções também a tarefa de compor uma cantata sacra por mês.

A primeira cantata que Bach criou após ter assumido o novo cargo, apresentada no dia 25 daquele mesmo mês de março de 1714, foi Himmelskönig, sei willkommen, “Rei do céu, sê bem-vindo” (BWV 182), exibida nesta edição de Manhã com Bach. O podcast traz ainda duas composições para órgão – o Prelúdio e Fuga em Sol Menor (BWV 535) e o Concerto em Sol Maior (BWV 592) – que dão uma ideia da produção organística do compositor ao longo dos nove anos e meio em que atuou em Weimar, de 1708 a 1717. Esse período foi a “era de ouro” do órgão, pois corresponde aos anos em que Bach criou o maior e melhor repertório para o instrumento de toda a história da música.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.