Manhã com Bach #213: “Paixão Segundo São João” completa 300 anos

Obra baseada no “Evangelho de João” foi apresentada pela primeira vez no dia 7 de abril de 1724, em Leipzig

Por
 Publicado: 08/04/2024
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #213: “Paixão Segundo São João” completa 300 anos
/

A Paixão Segundo São João (BWV 245) – composição de Johann Sebastian Bach que reproduz os relatos sobre os sofrimentos e morte de Jesus Cristo registrados no Evangelho de João – completa exatos 300 anos. Ela foi apresentada pela primeira vez no dia 7 de abril de 1724 para celebrar a Semana Santa daquele ano. A obra tem quase duas horas de duração e 68 movimentos.

Nesta edição de Manhã com Bach, que conclui a audição integral da Paixão Segundo São João, são exibidos os movimentos 49 a 68, relacionados com a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus. No programa retrasado, foram ouvidos os movimentos 1 a 20, que abordam a traição de Judas, a prisão e difamação de Jesus e o episódio em que o discípulo Pedro nega Jesus três vezes. No programa passado, foram apresentados os movimentos 21 a 48, que tratam do interrogatório a que Jesus foi submetido e da flagelação que ele sofre em seguida.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 6 e 7 de abril de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.