Remédios orais e remédios injetáveis são absorvidos da mesma forma pelo organismo?

Segundo Gabriel Lima de Araújo, se os remédios estiverem na forma líquida, a absorção tende a ser mais rápida, porque o princípio ativo já está solubilizado

22/11/2022 - Publicado há 1 ano
A pesquisa por trás do desenvolvimento de remédios varia muito conforme a via de administração, o tempo de efeito e o tipo de remédio  Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

Os remédios orais são ingeridos pela boca, diferentemente dos injetáveis, aplicados por meio de agulhas. Os administrados pela via oral incluem os medicamentos de gota, as cápsulas e os comprimidos. “Se é um comprimido, após ser ingerido, ele vai se desagregar no estômago, e aí começa um processo de dissolução. Depois, ele vai passar para o intestino, onde os fragmentos desse comprimido ainda continuam a dissolver princípios ativos.

O que já foi dissolvido vai ser absorvido ali na mucosa intestinal para depois passar pelo sistema, onde vai ser metabolizado para, depois, atingir a circulação sistêmica”, explica o professor Gabriel Lima de Araújo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. O professor ainda explica que, caso os remédios estejam na forma líquida, a absorção tende a ser mais rápida, porque o princípio ativo já está solubilizado. A trajetória é a mesma e Araújo ressalta: “Um ponto interessante é que as pessoas muitas vezes não sabem que a maioria dos princípios ativos não é absorvida no estômago e, sim, no intestino”.

Eficácia

Gabriel Lima de Araújo – Foto: Arquivo pessoal

Pelos remédios orais passarem pelo ácido clorídrico, componente do suco gástrico, alguns podem pensar que eles perdem eficácia quando comparados com os injetáveis. O professor explica que isso não ocorre: “Não são todos os princípios ativos que se degradam no suco gástrico. Os comprimidos, por exemplo, são revestidos com uma película de filme polimérico, que é resistente, então ele passa pelo estômago intacto. Ele só vai abrir lá no intestino, onde você tem um PH que não vai causar degradação do princípio. Não é uma diferença de eficácia, mas a gente usa os injetáveis quando precisamos de uma ação imediata, dessa forma a gente contorna todas essas barreiras da absorção intestinal”.

A maioria dos medicamentos de gota ou de comprimidos e cápsulas deve ser ingerida com intervalos de tempo regulares. Isso também não está relacionado com uma menor eficácia do princípio ativo. “O medicamento leva um tempo para poder atingir a concentração plasmática adequada. Você pode notar que, algumas fórmulas, tem que tomar duas ou três vezes por dia durante vários dias. Isso ocorre para que você possa ter realmente uma ação terapêutica”, explica Araújo.

Desenvolvimento

A pesquisa por trás do desenvolvimento de remédios varia muito conforme a via de administração, o tempo de efeito e o tipo de remédio. O professor comenta sobre essa linha de produção: “Num desenvolvimento existem diversos fatores: são equipes multidisciplinares que vão trabalhar para esse desenvolvimento. Assim, estuda-se toda a parte de estabilidade química, a toxicológica, se ele pode ser administrado por via oral ou precisa ser injetável. Tem que juntar tudo, tanto o conhecimento farmacológico quanto o conhecimento físico-químico, para que a gente consiga desenvolver uma medicação”.

Jornal da USP no Ar