O mexer dos olhos durante o sono indica o acompanhar das cenas dos sonhos, mostra pesquisa

Testes foram realizados em animais e ainda são necessários mais estudos, mas já se sabe que a fase do sono REM é importante para o descanso do cérebro

 Publicado: 21/09/2022

Mexer os olhos enquanto dormimos é algo muito comum. Chamado de sono REM, sigla em inglês para movimentos oculares rápidos, essa fase é responsável pelo bom descanso, desenvolvimento cognitivo e preparação para o dia seguinte. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha explica o que é o sono REM e o que significam esses movimentos.

O professor conta que, em uma pesquisa feita com camundongos e publicada na revista Science deste ano, os pesquisadores da Universidade da Califórnia observaram que, “durante a fase do sono REM, acompanhamos as cenas projetadas nos nossos sonhos”. Dessa forma, o movimento rápido dos olhos indica que, nesse período do sono, o corpo humano entra em um estado de sono profundo, que é necessário para a “restauração e reabilitação das características cognitivas do cérebro”.

Mesmo que esses estudos encontrem dificuldades para serem replicados em humanos, Rocha explica que essa área desperta muito interesse por parte dos pesquisadores, dada sua relevância para as funções metabólicas.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.