No reino animal, quanto do comportamento depende da genética e do ambiente?

Na última coluna do ano, Mayana Zatz fala de uma experiência que vivenciou sobre o comportamento de pássaros e o papel exercido pela genética na sobrevivência da espécie

 14/12/2023 - Publicado há 5 meses
Por

Logo da Rádio USP

“Tudo começou quando vi uns gravetos na janela do meu escritório, a menos de dois metros de onde costumo trabalhar no computador. Aos poucos, a quantidade foi aumentando e percebi que estava se formando um ninho, meio desorganizado, mas certamente um ninho de passarinho. E um belo dia olho pela janela e ali estava uma “passarinha” sentada no ninho. Era uma mini pomba.” Essas são as primeiras frases ditas por Mayana Zatz, geneticista e diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP em sua última coluna de 2023. Neste episódio, ela relata a relação de um casal de minipombos com seus filhotes.

Por cerca de duas semanas, ela acompanhou a rotina da família: como se alimentavam, as diferenças no comportamento do pai e da mãe, aprendeu a diferenciar o macho da fêmea e presenciou o primeiro voo dos filhotes.

Mayana relata que foi uma experiência incrível. “Eu nunca poderia ter testemunhado se não estivessem tão perto. Como um cérebro de pássaro que é tão pequeno é programado para que um casal se comporte de modo tão eficiente de modo a proteger sua prole até que ela se torne independente?”, questiona. “Qual foi o imprinting genético que determinou esse comportamento? Nós humanos certamente temos muito a aprender com eles”, conclui.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.