No atual contexto de polarização mundial, cooperação entre Europa e América Latina é necessária

Novo titular da Cátedra José Bonifácio, o intelectual português Álvaro de Vasconcelos coordena na USP atividades de pesquisa destinadas a identificar os caminhos e desafios sociais, políticos, econômicos e culturais para a promoção da cooperação entre Europa e América Latina

 21/02/2024 - Publicado há 2 meses

Logo da Rádio USP

Nesta edição de sua coluna, Pedro Dallari aborda a paralisação das negociações em torno do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, mais um indicador de cenário internacional já bastante polarizado, em que parece não haver espaço para a  integração. Dallari lembra que essa negociação se arrasta há muitos anos, mas que vem se deparando com vários entraves, como a oposição de agricultores europeus, que temem a concorrência dos produtos agrícolas latino-americanos. Para o colunista, esse acordo e a colaboração entre Europa e América Latina, em todos os planos, é muito  importante. A partir dessa premissa, a Universidade de São Paulo (USP) convidou o intelectual português Álvaro de Vasconcelos para dirigir as atividades deste ano da Cátedra José Bonifácio, “dando-lhe a incumbência de coordenar uma pesquisa que tem exatamente o tema Europa e América Latina num contexto de polarização mundial: caminhos e desafios sociais, políticos, econômicos e culturais para uma cooperação necessária“. 

Na sequência de seu comentário, Dallari analisa os principais aspectos que tornam necessária essa maior aproximação entre Europa e América Latina. “Em um  cenário internacional caracterizado pela polarização política, em um quadro mesmo de grande fragmentação, Europa e América Latina compartilham um princípio comum, que é o da primazia dos direitos humanos. Não é por acaso que os principais sistemas  jurídicos de proteção aos direitos humanos são justamente o sistema europeu e o sistema interamericano, dotados até mesmo de tribunais com atuação muito  impactante. É notório, ainda, que quase todos os países dessas duas regiões se estruturam de forma democrática, com constituições e leis que buscam proteger os direitos fundamentais do ser humano”.

O colunista é decisivo ao afirmar que a proteção dos direitos humanos é o que justifica, “em última instância, a busca da paz, por meio da paralisação das guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, e a defesa do meio ambiente, através do combate ao aquecimento global, medidas essenciais à própria preservação da espécie humana. Com essa tradição positiva na priorização dos direitos humanos, o aumento da cooperação entre Europa e América Latina pode auxiliar na retomada do multilateralismo de fundamentação humanista, imprescindível para uma maior  harmonia nas relações internacionais”. 

Ao tomar posse na Cátedra José Bonifácio, no último mês de dezembro, Álvaro de Vasconcelos foi entrevistado pelos jornalistas Luiz Roberto Serrano e Marcello Rollemberg para o programa Desafios, veiculado no canal USP no YouTube. Dallari também participou da entrevista, durante a qual o intelectual português fala tanto sobre os desafios das relações entre Europa e América Latina quanto das atividades de pesquisa que está desenvolvendo na USP.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.