Mitologia #93: O mito nas aldeias africanas

O mito africano da criação foi durante séculos transmitida apenas oralmente e somente no final do século dezenove essas narrativas ganharam a literatura

 20/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/02/2022 as 15:15
Por
Logo da Rádio USP

Uma mitologia africana nos dá conta que o mundo foi criado por um Deus. Seu nome: Nana-Buluku. Ele era ao mesmo tempo macho e fêmea. Sozinho ele deu a luz aos gêmeos Mawu e Liza e a eles foi dado o domínio do mundo. À Mawu, a mulher, foi dado o comando da noite, portanto ela é a lua. À Liza, o homem, foi dado o comando do dia, portanto, ele é o sol. Eles acreditam que quando há um eclipse da lua pelo sol, diz-se que o casal celestial está se dedicando ao amor e povoando o mundo.

Ficha técnica

Produção e apresentação: Verônica Lopes
Autor e apresentação: José Carlos Sibila
Edição e sonorização: Beto Alves


Mitologia - Histórias Sagradas
O programa Mitologia, com apresentação de José Carlos Sibila e Verônica Lopes no site do jornal.usp.br 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.