Marisa Midori fala sobre o golpe aos livros nas ditaduras latino-americanas

Este é o segundo programa de uma série sobre a história da destruição dos livros

 

Como comenta a professora Marisa Midori, na semana passada foram relembrados alguns eventos da história contemporânea, associados à queima de livros. Na coluna Bibliomania desta semana, ela dá continuidade à história da destruição dos livros, falando agora, a pedido de ouvintes da Rádio USP que enviaram e-mails, sobre esses eventos na América Latina.

Segundo a professora, “os autos de fé foram comuns na Argentina durante a ditadura peronista. Também os estoques de editoras confiscados pela polícia do Estado Novo, no Brasil, alimentaram as fogueiras da censura e do autoritarismo, como demonstra, por exemplo, um estudo do pesquisador Dainis Karepovs”.

“Nas ditaduras latino-americanas, os livros foram censurados, apreendidos e queimados”, diz Marisa, citando a autora Judith Gociol, que publicou uma pesquisa pela Eudeba (a editora da Universidade de Buenos Aires) intitulada Un golpe a los libros – Represión a la cultura durante la última dictadura militar. Segundo a professora, “através do levantamento de documentos inéditos, até então confidenciais, a autora reconstitui a política e as práticas repressivas do Estado argentino sobre as atividades culturais e educacionais do país”. Marisa ainda comenta sobre a ditadura do Chile, que “não seria menos impiedosa”.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.