Essa é uma campanha para dedicar o mês de julho à conscientização do problema ocular chamado de olho seco. Como em outras áreas da saúde, que dedicam um mês e uma cor para divulgar alertas sobre o que é alguma doença e como a população pode prevenir ou tratar, aqui o Julho Turquesa reúne esforços de associações de pacientes, entidades de oftalmologia, universidades e a indústria farmacêutica para orientar sobre esse problema tão frequente, o olho seco ou ressecamento das lágrimas.
Olho seco, ressecamento das lágrimas, irritação ocular recorrente ou persistente é um dos problemas mais frequentes no consultório de oftalmologia. Muitas pessoas sofrem desse desconforto e não fazem ideia de que por trás disso pode estar uma doença sistêmica como diabete, ou síndrome de Sjögren, da qual falamos recentemente. Pode estar relacionado ao mau uso de lentes de contato ou de cosméticos e produtos para beleza perto dos olhos, pode estar sendo causado por má nutrição, efeito colateral de remédios, ou convívio com poluentes ou agentes químicos ou radiação irritantes em um ambiente não saudável e pode estar ainda, sem excluir os outros problemas, relacionado ao uso excessivo de eletrônicos com telas.
A conscientização das pessoas é importante porque o problema de olho seco, apesar de atingir mais mulheres e idosos, pode estar presente em qualquer idade, qualquer parte e qualquer profissão. Evitar os incômodos ambientais pode ajudar, métodos de alívio e prevenção existem e em muitos casos a consulta médica pode também ajudar a identificar o problema de saúde associado a ser tratado.
Assim, o alerta para o olho seco neste Julho Turquesa pode ajudar muita gente a entender mais sobre o assunto e procurar ajuda médica quando necessário.
Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
.