Exposição revive a batalha da Rua Maria Antônia no final dos anos 1960

Giselle Beiguelman chama a atenção ainda para uma outra batalha, a técnica, que tem a ver com a preservação dos documentos fotográficos que integram a mostra no Centro Maria Antonia

23/10/2023 - Publicado há 6 meses

Logo da Rádio USP

O Centro Maria Antonia da USP inaugura, no dia 27 de outubro, a exposição Batalha a Preservar: Maria Antônia, 55 anosFotografias Hiroto Yoshioka, com curadoria do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Eduardo Costa e da historiadora Deborah Neves, coordenadora do projeto Memorial DOI-Codi.

Essa exposição está ligada às comemorações dos 30 anos de inauguração do Centro Maria Antonia e apresenta as imagens fotografadas por Hiroto Yoshioka no dia 3 de outubro de 1968, durante a batalha entre estudantes da USP e do Mackenzie, além de material audiovisual. A Deborah Neves ressalta que, além de ampliar o conhecimento do público sobre o conflito, a mostra traz o espírito das manifestações estudantis em 1968. Ela lembra que esse foi o ano de batalhas estudantis na França, na Itália e na Alemanha e por direitos civis nos Estados Unidos e no México. Foi o ano da greve geral dos estudantes brasileiros, da passeata dos cem mil no Rio de Janeiro pelo fim da ditadura.

O Eduardo Costa chama a atenção para o fato de que a curadoria passa, também, pelo tratamento e conservação das imagens, que é, como ele diz, uma outra batalha, técnica e política. Hiroto doou seus slides ao Maria Antonia, mas esses slides nunca tinham (em 55 anos) passado por um tratamento de conservação. Nesse sentido, Eduardo assinala que a exposição enuncia duas batalhas a preservar: a do evento que retrata, mas também a dos documentos fotográficos. Um aspecto muito importante é que a exposição permite conhecer as formas de comunicação das lutas estudantis nos anos 1960 e suas tecnologias, como o mimeógrafo, a pichação e a fotografia.

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.