Em pauta, o futuro do software

Luli Radfahrer fala sobre uma nova geração de softwares que vem por aí, cuja principal característica é a de serem autoprogramáveis

 29/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Qual será o futuro do software? Antes de responder a essa pergunta, Luli Radfahrer observa que a programação não é uma profissão do futuro, mas do presente. Porque no futuro, segundo ele, as próprias máquinas vão fazer seus programas, “e o que a gente conhece hoje como programador ou vai ter que se atualizar muito ou provavelmente também vai perder o emprego”. Isso porque vem por aí uma nova geração de softwares autoprogramáveis, o que não significa que as máquinas ficarão mais inteligentes, e sim que se tornarão muito melhores e mais ágeis.

Como exemplo, ele cita: “A máquina vai identificar uma variedade de padrão e já vai desenvolver automaticamente um “programinha” para corrigir ou para acertar isso”. É algo, sublinha o colunista, “que vai funcionar como o nosso sistema imunológico, que identifica um problema e já resolve sem agir, sem chamar nenhuma pessoa no meio do caminho”. O que também não significa que o software de hoje esteja obsoleto. É que o novo tipo de software não é para todo tipo de coisas. “O seu videogame talvez mude, mas dificilmente o programa que tira fotos no seu celular vai mudar, ou mesmo o seu editor de textos, o que vai acontecer é que, para determinados usos específicos, esse tipo de programação […] vai ser usado.” No frigir dos ovos, a conclusão é a de que o programa de hoje continuará existindo, “mas provavelmente para novas soluções ou para problemas que a gente nem imaginava ter uma solução matemática. O futuro é bem fascinante”.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.