Dose adicional de trombolítico melhora recuperação do AVC

Especialistas acreditam em nova estratégia de tratamento para casos graves de AVC isquêmico

 15/02/2022 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto traz resultados de um estudo, que acaba de ser publicado no Journal of the American Medical Association, mostrando os benefícios de uma dose adicional de medicação trombolítica (que dissolve coágulos) em casos graves de Acidente Vascular Cerebral isquêmico.

Segundo Pontes Neto, a medicação foi aplicada, através de injeção em uma veia arterial, após a realização da trombectomia mecânica – um cateterismo que “pesca” o coágulo dentro da artéria obstruída. O procedimento, adianta o professor, foi capaz de aumentar em 18% as chances de o indivíduo não ficar com sequelas.

O AVC é uma emergência médica em que 80% dos casos decorrem de entupimento súbito de artérias que levam sangue ao cérebro. Conta o professor que, se a pessoa com AVC grave for atendida rapidamente, são possíveis dois tratamentos logo nas primeiras horas: a injeção de remédios trombolíticos na veia e a trombectomia mecânica. Porém, em casos de obstrução de grandes artérias, podem persistir problemas de microcirculação após a desobstrução com a trombectomia.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.