Com participação da USP, novo centro em São Carlos vai tratar pacientes com sequelas da covid-19

Desde 13 de dezembro, novo serviço de saúde atende em instalações do Instituto Inova/Citesc de São Carlos e tem capacidade para dois mil atendimentos por mês

16/12/2021 - Publicado há 2 anos
Edifício do Citesc em São Carlos – Foto: Citesc

Uma parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP com o Instituto
Inova/Citesc – Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, a Secretaria de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos coloca em funcionamento um centro de reabilitação, considerado único no País, exclusivamente dedicado ao tratamento de portadores de sequelas provocadas pela covid-19. É o Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19, localizado na cidade de São Carlos.

O centro oferece tratamentos específicos e gratuitos à população da cidade, realizados em instalações modernas do Citesc, área do Instituto Inova – Parque Ecotec Damha. No local, estão instalados todos os equipamentos desenvolvidos pelo IFSC/USP nos últimos dois anos, especialmente destinados a combater a covid-19. Realizam os atendimentos equipe treinada por pesquisadores e técnicos do instituto para atuar junto às novas tecnologias reabilitadoras.

Bruna Boa Sorte e Marcelo da Paz – Fotos: Reprodução
/Instituto Inova

Na entrega do centro para a cidade, Bruna Boa Sorte, presidente do Inova, afirma que o investimento em novas tecnologias para a saúde foi, desde o início, um dos pilares escolhidos para a atuação do instituto, que seguiu “focado na construção de uma sociedade com menos desigualdades sociais, e esse deve ser o papel fundamental dos ambientes de inovação no Brasil”.

Para Marcelo da Paz, responsável pelo Citesc, o lançamento e operação do novo centro de saúde vem como consequência da dedicação e trabalho dos envolvidos no projeto. E, agora com a concretização do centro, Paz acredita que estejam deixando “um legado na área da saúde à população são-carlense a partir das novas tecnologias desenvolvidas aqui pelos pesquisadores de nossa cidade”.

Tratamentos realizados no centro de reabilitação

Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do IFSC – Foto: IFSC

Os destaques são os tratamentos das áreas de fisioterapia e odontologia, que atenderão às principais sequelas detectadas ao longo do tempo, como as dores musculares, dificuldades motoras e respiratórias, paralisia facial, zumbidos no ouvido, fadiga, cansaço, perda de olfato e perda de paladar, entre outras.

Avalia o diretor do IFSC, professor Vanderlei Salvador Bagnato, que o centro dá “oportunidade de colocar a serviço da sociedade são-carlense todos os equipamentos e protocolos” desenvolvidos no IFSC nos últimos dois anos, “especialmente concebidos para tratar as pessoas que foram atingidas pela covid-19 e que felizmente sobreviveram”. Coordenador do Grupo de Óptica responsável pelos principais protocolos e equipamentos hoje colocados à disposição da população, Bagnato lembra que, além dos equipamentos, pesquisadores e profissionais do IFSC devem atuar nos tratamentos, destacando as fisioterapias respiratória, vascular e muscular, e, ainda, as fisioterapias odontológicas destinadas a recuperar o olfato, o paladar e a tratar os zumbidos no ouvido.

Espaço do Citesc onde serão instaladas as 12 macas para tratamentos – Foto: Citesc

.

Benefícios à qualidade de vida

Antônio Valério Morillas Júnior, da Santa Casa, e Carlos Roselei, presidente da Câmara Municipal – Foto: Reprodução

Como um novo desafio, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, lembra o enfrentamento da doença e o controle da letalidade, afirmando que agora o projeto de tratamento das sequelas é “fundamental” e, por isso, não podia deixar de apoiar. A Santa Casa está doando “um número considerável de insumos hospitalares” para o funcionamento do centro.

Os benefícios do centro para a saúde dos sobreviventes da covid-19 foram igualmente elencados pela presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso, que vê na instalação e funcionamento do centro o atendimento de uma alta  demanda da população que precisa ter de volta sua qualidade de vida.
.

Clique no player a seguir e ouça a entrevista do pesquisador Antônio de Aquino Junior, responsável pelos tratamentos realizados no centro, e de Bruna Boa Sorte, presidente do Inova, ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional.

.
Centro tem capacidade para dois mil atendimentos por mês

O Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 está localizado na Avenida Almir Villas Boas, 1100, Parque Tecnológico Damha I, em São Carlos-SP. Foi apresentado oficialmente à cidade no dia 9 de dezembro e nesse mesmo dia iniciou a inscrição de pacientes. Os tratamentos começaram a ser realizados no dia 13 de dezembro.

De acordo com os pesquisadores do IFSC/UP, responsáveis pelas equipes de atendimento, Antônio de Aquino Junior (diretor científico do Citesc) e Vitor Hugo Panhóca (diretor clínico do Citesc), a previsão é de chegar a cerca de dois mil atendimentos por mês, num trabalho que deve se prolongar por todo o ano de 2022.

As inscrições para os tratamentos podem ser feitas através do telefone (16) 99734-2922.

Por: Rui Cintra e Vinícius Botelho