Depressão é comum em pacientes com AVC e afeta a recuperação

Severidade dos déficits neurológicos do AVC dispara depressão precoce e persistente em uma a cada três pessoas, dobrando o risco de incapacidade a longo prazo

 15/03/2022 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

O índice de depressão grave em pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) tem chamado a atenção das autoridades de saúde pelo mundo. Segundo o professor Octávio Pontes Neto, nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, estudos com cerca de três mil indivíduos, no primeiro ano pós-AVC, mostram que um a cada três desenvolveu depressão severa, com o dobro de risco de incapacidade a longo prazo quando comparados aos sem sintomas de depressão.

Com essa realidade, informa Pontes Neto, os especialistas foram atrás dos fatores que poderiam estar relacionados com a depressão e acabam de publicar os resultados da pesquisa na Neurology. Acompanharam 1.200 pessoas pós-AVC durante duas semanas na Austrália, Nova Zelândia e Vietnã e encontraram 19% delas com depressão relacionada à severidade do déficit neurológico e funcional do AVC. Déficits estes que dispararam depressão precoce e persistente.

O professor Pontes Neto afirma que os achados justificam intervenções para minimizar a severidade do déficit neurológico e funcional dessas pessoas, diminuindo assim o risco de sintomas de depressão, com impacto positivo na qualidade de vida e recuperação pós-AVC.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.