De volta ao presencial, Jornada do Patrimônio reforça a importância da preservação da memória da cidade

Para Nabil Bonduki, nova edição da Jornada “não pode ser vista como uma iniciativa isolada, mas sim como parte de uma política de proteção ao patrimônio”

 25/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, comenta sobre a nova edição da Jornada do Patrimônio, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo aproximar a população de seu patrimônio histórico.

De acordo com Bonduki, a Jornada “foi uma iniciativa que tivemos em 2015, quando eu era secretário de Cultura de São Paulo, para implementar o que chamamos de educação patrimonial, ou seja, aproximar a população do Estado de São Paulo do seu patrimônio arquitetônico, cultural, artístico e urbano”. A ideia inicial era criar um sentido de pertencimento da população com a sua cidade.

Após duas edições virtuais, a Jornada voltou a ser presencial em 2022. Para o urbanista, isso é um sinal de que ela está “consolidada como uma política de Estado”, independentemente das diferentes administrações públicas que passaram pela Prefeitura. “Neste ano, dezenas de propostas foram enviadas para a Secretaria de Cultura. E a metodologia de elaboração da programação não é feita de maneira centralizada, são os pesquisadores, profissionais, associações de bairro e coletivos que propõem as iniciativas”, esclarece ele.

“Na nova edição, as propostas abordam questões como a memória da população preta de São Paulo, a memória indígena na cidade e a presença de grupos específicos como, por exemplo, os imigrantes muçulmanos e africanos, das várias colônias que nós temos aqui em São Paulo”, conta Bonduki.

Entretanto, para o professor, a Jornada “não pode ser vista como uma iniciativa isolada, mas sim como parte de uma política de proteção ao patrimônio e nisso as iniciativas da Prefeitura são muito tímidas”, reforça ele ao pontuar a importância de preservarmos a história e a memória dos bairros da capital.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.