As últimas prévias das últimas duas semanas no Partido Democrata americano mostraram umas das reviravoltas mais importantes da história das prévias eleitorais nos EUA. É sobre isso que o colunista Rubens Barbosa comenta no Diplomacia e Interesse Nacional. “O ressurgimento de Joe Biden, ex-vice-presidente, e a queda de Bernie Sanders, o senador mais liberal e mais à esquerda, representam uma mudança no quadro político americano”, comenta Barbosa.
Já foram realizadas prévias em dezesseis estados. A ampla margem a favor de Joe Biden começa a atrair o apoio de outros candidatos que se apresentaram na corrida eleitoral do Partido Democrata, os quais formam o centro no espectro político americano. “Hoje, mais quatro prévias, no Arizona, na Flórida e Illinois e Ohio são muito importantes, pois mostrarão como jovens e negros vão se comportar nessas primárias”, aponta o embaixador.
Ao lado das prévias, a evolução da epidemia de coronavírus nos EUA e o fato de o presidente Donald Trump ter minimizado o risco da epidemia para a sociedade americana são questões que podem influenciar o resultado das eleições de novembro. “Pela primeira vez, existe a possibilidade concreta de Trump ter dificuldades para se reeleger”, comenta Barbosa. “Em resumo, com a ascensão de Biden como provável candidato democrático, junto à epidemia do coronavírus, a campanha da Trump liga o sinal de alerta”, completa.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.