Colunista alerta sobre uso do álcool durante pandemia

João Paulo Lotufo comenta o caso do empresário que humilhou policiais por estar, segundo alegou, sob efeito do álcool e de fazer tratamento psiquiátrico

A atenção do pediatra João Paulo Lotufo foi despertada, dias atrás, por uma cena que ele considerou chocante e que acabou viralizando nas redes sociais, na qual um empresário foi filmado quando humilhava policiais que foram à sua mansão em Alphaville para apurar uma denúncia de violência doméstica. Posteriormente, o empresário pediu desculpas em vídeo, alegando que estava sob efeito do álcool e que faz tratamento psiquiátrico.

Lotufo diz que o álcool, em situações como a que envolveu o empresário, é um fator muito complicante: “80% dos problemas sociais nos municípios têm relação com álcool – agressão à mulher, agressão à família, criança vitimizada, desemprego, acidentes, tudo isso está relacionado ao álcool”. No caso específico do empresário citado acima, em que há alteração psiquiátrica, o colunista recomenda se afastar da bebida, não tê-la em casa. Devemos, segundo ele, manter afastados álcool, tabaco e outras drogas ligadas à dependência, principalmente agora, em tempos de isolamento social. Terminado este, os cuidados continuam ativos, no sentido de se evitar uma recaída nos hábitos nocivos, o que vale sobretudo para aqueles que estão tentando deixar de beber ou de fumar.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.