Cientistas localizam enzima que evita oxidação celular

A peroxirredoxina, uma enzima capaz de combater a oxidação celular, foi encontrada em dois locais da mitocôndria

 15/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/05/2018 as 10:00
Por

Logo da Rádio USP

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina – Redoxoma, do Instituto de Biociências (IB) da USP, conseguiram localizar a enzima na matriz e no espaço intermembrana da mitocôndria. Como descreve o professor Luís Netto, do IB, “a mitocôndria é uma organela multifuncional da célula onde acontece a respiração celular, e lá é fabricada a adenosina trifosfato (ATP), a principal fonte de energia das células. Podemos dizer que a mitocôndria é a usina da célula”.

Muitas doenças degenerativas estão ligadas a processos de oxidação das células que ainda não são compreendidos por completo. Conhecimentos básicos como o gerado neste estudo poderão servir a pesquisas aplicadas para tratar, no futuro, doenças como câncer e Alzheimer. O professor Luís Netto foi o orientador do estudo de doutorado do biólogo Fernando Gomes e os resultados das pesquisas foram publicados no The Journal of Biological Chemistry (JBC).

O podcast “Os Novos Cientistas” vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 Mhz).

 

Ouça a íntegra do podcast.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.