Pacientes voluntários recebem atendimento gratuito em Bauru

Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP recruta pessoas para participar de estudos

 23/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:01
Um dos estudos desenvolvidos na USP precisa de pacientes voluntários que perderam os dentes da frente e querem colocar implantes – Foto: via Visual Hunt

Muitas pesquisas na área da saúde dependem da participação de voluntários para testar um determinado tratamento ou compará-lo com outras terapias. Em Bauru, onde a USP tem uma Faculdade de Odontologia (FOB), há três estudos em andamento que precisam de voluntários.

A disciplina de Materiais Odontológicos seleciona pacientes para tratamento restaurador e estético com facetas cerâmicas, uma espécie de “lente de contato” para os dentes.

Para participar, é preciso estar na faixa etária de 18 a 60 anos de idade. Além disso, é preciso atender aos seguintes critérios: indicação para tratamento com facetas cerâmicas nos dentes anteriores superiores, (dentes da frente, apenas de canino a canino), com necessidade de tratamento em no mínimo dois dentes e no máximo seis dentes; que esses dentes da frente se apresentem escurecidos, com desgastes, fraturas, diastemas, formatos diferentes ou restaurações ruins; boas condições de saúde bucal e geral; boa relação oclusal entre os dentes superiores e inferiores, com poucos dentes faltando; com disponibilidade para acompanhamento clínico durante todo o período de avaliação da pesquisa.

As avaliações serão realizadas até o dia 31 de maio, no Centro de Pesquisa Clínica da FOB, às quintas-feiras, das 9 às 11 horas. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato no telefone (14) 3235-8261 e falar com Elizio.

Já a disciplina de Periodontia seleciona, até o dia 31 de maio, pacientes voluntários que perderam os dentes da frente e querem colocar implantes.

Para participar da pesquisa é preciso que o indivíduo tenha mais de 18 anos e não seja fumante. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (14) 3235-8366, com Marcela, ou (14) 3235-8278, com Ivânia ou com a pesquisadora responsável Adriana dos Santos Caetano, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para agendamento das consultas de triagem.

Clínica de Fonoaudiologia da FOB – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Clínica Multidisciplinar da FOB seleciona pacientes com dificuldade de engolir alimentos para uma pesquisa de doutorado.

O voluntário deve ser idoso, homem ou mulher, e se inserir nos seguintes critérios: ter realizado avaliação clínica da deglutição prévia e ter sinais e/ou sintomas de disfagia orofaríngea; apresentar avaliação médica prévia atestando que o paciente encontra-se em condições clínicas estáveis que permite a realização do exame de videofluoroscopia; ter concluído tratamento do câncer de boca (cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia) há no mínimo três meses e realizar acompanhamento odontológico regular.

Não será aceito para participar da pesquisa o paciente que tem marcapasso cardíaco; que apresenta mucosite; que foi submetido ao procedimento cirúrgico de laringectomia total ou parcial; que foi reabilitado com prótese de palato e que tenha diagnóstico de doença neurológica e/ou incapacidade de realizar os procedimentos avaliativos propostos.

Os pacientes voluntários passarão por uma avaliação da deglutição para ver se estão dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa. A seleção será realizada até o dia 30 de junho e o paciente que for selecionado será submetido a uma terapia fonoaudiológica na área de disfagia.

Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora responsável a fonoaudióloga Danila Rodrigues Costa, no telefone (18) 99778-6123, ou na Clínica Multidisciplinar da FOB, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no telefone: (14) 3235-8229, para agendamento da avaliação e tratamento.

A FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.