A importância da luta popular para evitar a construção de empreendimento imobiliário no entorno do Teatro Oficina

A luta do diretor do Teatro Oficina, José Celso, foi um grande motivador para a implementação do Parque do Bexiga

 20/07/2023 - Publicado há 9 meses

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Nabil Bonduki fala sobre a luta empreendida pelo diretor do Teatro Oficina, José Celso, recentemente falecido, pela manutenção do entorno do teatro como uma área pública dedicada à cultura e ao meio ambiente. Ele conta que nos anos 80 o grupo Silvio Santos, que naquele momento crescia enormemente com a implantação da rede de televisão SBT, adquiria inúmeros lotes no entorno do Teatro Oficina com o objetivo de fazer um grande empreendimento imobiliário, ameaçando o próprio local do teatro que podia desaparecer. Com grande iniciativa e apoio da Secretaria de Cultura da época, comandada pelo maestro e pianista João Carlos Martins, José Celso conseguiu garantir o tombamento do Teatro Oficina.

Bonduki afirma que essa luta possibilitou hoje implementar o Parque do Bixiga, onde todos os agentes envolvidos lutam pela preservação do bairro ambiental, urbana e culturalmente. “Hoje esse terreno se tornou um terreno sagrado com muita gente defendendo-o e podendo definitivamente se transformar num espaço público, um parque verde, um espaço de cultura e lazer para a cidade de São Paulo”, analisa o professor Nabil Bonduki.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.