USP Especiais #84: “Brime!”

A importância do EP “Brime!” para a consolidação do grime brasileiro

 17/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 19/12/2022 as 19:40
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #84: "Brime!"
/

O grime é uma das vertentes do rap, de origem britânica, que começou a ser consolidado no início do século 21, ganhando projeção internacional a partir de nomes como Dizzee Rascal e Skepta. Essa influência chegou ao Brasil e rappers locais passaram a realizar experimentações, iniciando a cena nacional do gênero.

Apesar de não deixar de lado as influências britânicas, o grime brasileiro as reinventa, de modo singular, por meio da junção de estilos nacionais, como é o caso do EP BRIME!, de Febem, Fleezus e CESVR, lançado em 2020. Ele é um dos marcos para a concretização desse gênero no Brasil e, por isso, destacado no USP Especiais.

________________________________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação: Eliasafe Filho

Roteiro: Benjamin Medeiros

Edição: Gu Santana

Supervisão e orientação: Eduardo Vicente (professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.