Sociedade em foco #95: PEC dos Precatórios tende a ser aprovada, diz especialista

Para José Luiz Portella, Bolsonaro depende do Auxílio Brasil para reeleição

 09/11/2021 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em foco #95: PEC dos Precatórios tende a ser aprovada, diz especialista
/

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou a suspensão das emendas de relator-geral no Orçamento da União. As emendas do identificador de resultado primário nº 9, conhecidas como emendas de relator-geral, flexibilizariam a distribuição de dinheiro público, permitindo que o governo utilizasse esse dinheiro para negociações de propostas no Legislativo.

O episódio ocorreu no contexto da discussão da PEC dos Precatórios. O texto base da PEC foi aprovado em primeiro turno na Câmara por 312 votos a 144. Eram necessários 308 votos para garantir a vitória. Para José Luiz Portella, a tendência é que a proposta seja aprovada em segundo turno, ainda que por pouco.

A PEC dos Precatórios faz parte de uma tentativa do governo federal de conseguir recursos para o Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família como assistência financeira para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Se aprovada, a PEC permitirá que o governo brasileiro possa postergar o pagamento de dívidas da União com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios já transitadas em julgado.

Portella diz que Bolsonaro vai arranjar um jeito de financiar o Auxílio Brasil, mesmo que a PEC dos Precatórios não seja aprovada, já que sua reeleição depende do programa. “Se a PEC não passar, pode ser que venha um arranjo pior ainda”, comenta. Segundo ele, as consequências das manobras do governo para flexibilizar o teto de gastos serão sentidas pelo menos até 2023, independente de quem for eleito.

Para José Luiz Portella, uma solução real para a questão orçamentária demanda refazer o orçamento da União do zero, sem tomar como base o orçamento atual. E ele destaca: a questão não é diminuir os gastos, mas reavaliar a composição, para que o dinheiro seja gasto com as coisas certas.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.