Sociedade em Foco #101: Como o Brasil é visto pelos estrangeiros e como de fato é

José Luiz Portella contrapõe a visão que o estrangeiro tem do Brasil, de um país festivo e alegre, a uma realidade em que predomina a violência nas relações interpessoais

 08/02/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #101: Como o Brasil é visto pelos estrangeiros e como de fato é
/

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem. Mas o professor José Luiz Portella, no podcast Sociedade em Foco, alerta para os problemas de violência extrema que acometem o País e demonstram sua verdadeira realidade. “O Brasil é um campeão mundial de crimes fúteis no bar e no lar […], discussão pelo próprio futebol, a violência doméstica. E tem, em outras manifestações, muita violência.”

“Isso é importante porque, quando as políticas públicas são feitas, têm que levar em conta o Brasil ou o ser humano como ele é e não como ele deveria ser ou como se projeta”, completa o professor. Ou seja, descartar a ideia que os estrangeiros têm dos brasileiros para a criação de medidas e sim considerar a realidade daqui.

Portella destaca que, na construção histórica do Brasil, diferentemente dos ingleses, quando colonizaram os Estados Unidos, não houve o pensamento de se criar um projeto de nação. Foi uma construção predatória, “de usar a terra intensivamente, sabendo que tem muita, não cuidar, de não ter um projeto de nação. Eu acho que isso é a coisa mais importante para verificarmos o ponto de vista de ter um projeto de país”, afirma.

O professor ressalta que a imagem de “homem cordial”, do ponto de vista do temperamento e da forma relacional, também ajudou na construção de um país complicado. “Nós estamos vendo uma radicalização de posições, como isso afeta nas políticas públicas. […] Elas são todas muito efêmeras, fugazes. Querem resolver as coisas sempre com uma canetada e depois não há um acompanhamento, uma medição do impacto das políticas públicas como alguém que quer de fato construir um novo país.” 


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.