O podcast Saúde sem Complicações desta semana recebe a professora e médica assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Adriana Ignacio de Padua, para falar sobre hipertensão pulmonar tromboembólica crônica.
A especialista explica que a doença é bastante rara e geralmente ocorre quando uma ou mais artérias pulmonares ficam bloqueadas por um coágulo sanguíneo, anterior e não solucionado. “Cerca de 4% a 5% dos pacientes que tiveram um episódio desses, de tromboembolismo pulmonar agudo, podem evoluir para o crônico”, afirma Adriana. Os principais sintomas da condição envolvem falta de ar e baixa resistência ao esforço físico.
O tratamento mais eficiente para o problema é cirúrgico, com um procedimento chamado tromboendarterectomia. Porém, Adriana ressalta que nem todos podem realizar esse tipo de cirurgia, já que ela é de grande porte e envolve vários riscos. Para os indivíduos que não têm condições clínicas favoráveis à realização do processo, há a possibilidade de tratamento clínico paliativo, feito com remédios que aliviam os sintomas.
Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.