Revoredo #63: Duos de viola caipira vão do acústico ao jazz

O DuoFel e o Duo Catrumano apresentam seus trabalhos

 01/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 05/12/2022 as 9:12
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #63: Duos de viola caipira vão do acústico ao jazz
/

Revoredo desta semana apresenta os duos de viola caipira Fel e Catrumano. O DuoFel é formado por Fernando Melo, no violão de aço de seis cordas e no violão de 12 cordas, e Luiz Bueno, no violão de nylon e violão de aço de seis cordas. A dupla estava junta a 42 anos, mas, em 2020, anunciou o fim do duo. Os violonistas do DuoFel foram eleitos, pela revista Rolling Stone Brasil, dois dos 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão.

O Duo Catrumano, formado, em 2009, por Elias Kopcak e Rodrigo Nali, explora a viola caipira e também traz um tom de jazz e blues, interpretando grandes compositores como Renato Andrade, Zeca Collares, Levi Ramiro, Almir Sater, Tião Carreiro e Ivan Vilela. Em 2014, a dupla lançou o primeiro álbum do Duo, intitulado “Duo Catrumano”, com 12 faixas. Catrumano é uma expressão caipira que significa caipira matuto, o caipira dos caipiras, a pessoa menosprezada até mesmo pelo sertanejo.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Construção/Cotidiano/Deus lhe pague; Casa forte; Água de beber; Romaria; Acalanto das nonas; Palhaço; Dindi; Jeca na estrada; Chorosa; Farra mineira; Improviso; Água forte e Rio acima.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.