Revoredo #38: Índio Cachoeira e Tião Carreiro inspiram novas gerações de violeiros

Dois dos maiores nomes da viola caipira, Índio Cachoeira e Tião Carreiro iniciaram a carreira artística ainda jovens

 02/06/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #38: Índio Cachoeira e Tião Carreiro inspiram novas gerações de violeiros
/

Revoredo desta semana apresenta a viola caipira de Índio Cachoeira e de Tião Carreiro. Até hoje, esses violeiros inspiram novas gerações de músicos. Índio Cachoeira, nome artístico de José Pereira de Souza, nasceu em Junqueirópolis, no Estado de São Paulo, e teve o primeiro contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região. Começou na vida profissional aos 17 anos tocando nas rádios locais. A primeira dupla de Índio Cachoeira foi com Tião do Gado, da dupla Carreiro e Carreirinho, e, em 1995, tornou-se o Pajé da dupla Cacique e Pajé.

José Dias Nunes, mais conhecido como Tião Carreiro, foi um cantor e instrumentista brasileiro que influenciou duplas com o seu estilo de música sertaneja de raiz. Natural de Monte Azul, no norte de Minas Gerais, Carreiro apresentava dotes para a música desde os oito anos. Aprendeu a tocar viola sozinho, observando e juntando acordes e notas. Aos 16 anos, decidiu dedicar-se à música e, posteriormente, tornou-se um dos maiores violeiros brasileiros.

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas: Remelexo; Alvorada sertaneja; Eu e a viola; O castelhano; Viola marchetada; O guizo; A viola e a harpa; O gingado da morena; Viola divina/A grande cilada/Cerne de aroeira; Piracicaba/Boi amarelinho/ Mineiro de Monte Belo/Azulão do Reino Encantado; Gercina/Mourão da porteira/Boiadeiro errante; Casinha branca da serra; Faz um ano/Beijinho doce; Cavalo Zaino e Rio de lágrimas.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.