Revoredo #22: Trio de violeiros vai além das tradições da viola caipira

O grupo Serra Acima Trio incorpora em seus arranjos ritmos da música rural e conta com a direção musical do violeiro Rogério Gulin

 10/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/02/2022 as 12:04
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #22: Trio de violeiros vai além das tradições da viola caipira
/

O  Revoredo desta semana apresenta o Serra Acima Trio e Rogério Gulin. O trio é formado por Emiliano Pereira, Marcio Pinho e João Triska. O músico Rogério Gulin atualmente dedica-se à pesquisa e execução da viola caipira. 

A proposta do grupo musical Serra Acima Trio é ir além das tradições da viola, mas sem deixá-las de lado. O trio, composto de músicos de distintas formações musicais, incorpora em seus arranjos alguns ritmos da música rural tradicionalmente tocados na viola caipira. Além disso, têm a MPB instrumental e a música erudita como referências, expressando uma rica e, ao mesmo tempo, tradicional musicalidade do grupo. 

Serra Acima Trio conta com a direção musical do violeiro Rogério Gulin, com composições presentes também no repertório do trio. Gulin, natural de Curitiba, tem contribuído muito com a expansão das possibilidades da viola caipira e uma de suas composições, Serra Acima, foi responsável por inspirar o nome do grupo. 

O violeiro estudou violão clássico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), com os professores Chico Melo e Norton Duduque, participou de seminários com os professores Sebastião Tapajós e Paulo Bellinati, estudou harmonia e arranjo com Nelson Aires, Ian Guest e Roberto Gnatalli, entre outros, e já realizou várias direções musicais para teatro, excursionando por diversos Estados brasileiros e pela Argentina. Atualmente, dedica-se à pesquisa e execução da viola caipira. 

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Violosófica; Você Ferve e Eu Frevo; Baião da Lua; Brejeiro; Pau-Brasil; Serra Acima; Ingrisia na Folia; Guaraqueçaba; O Trem/O Trenzinho do Caipira; Roseira; Bicho do Paraná; Alforge; Além Mar; Brincadeira; Mirante e Retalhos.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.