Pílula Farmacêutica #28: Brasileiras sofrem mais com TAG e precisam de maior atenção na pandemia

No Brasil, o diagnóstico do Transtorno de Ansiedade Generalizada afeta a qualidade de vida de quase 10% da população, a maioria dos casos em mulheres (7,7%)

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=325940

Pílula Farmacêutica #28: Brasileiras sofrem mais com TAG e precisam de maior atenção na pandemia
Pílula Farmacêutica

 
 
00:00 / 5:31
 
1X
 

Reação normal frente a situações de medo ou expectativa, a ansiedade é considerada doença quando o indivíduo não consegue controlá-la, sofrendo por longo período. Nesses casos, o diagnóstico pode ser Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

TAG é uma condição que envolve preocupação excessiva e desproporcional com os acontecimentos. Pode estar associada à depressão e aumentar o impacto negativo na vida das pessoas que sofrem com o problema, podendo levar a comportamentos de risco e dependência química.

No Brasil, o diagnóstico de TAG marca a vida de quase 10% da população, sendo 7,7% dos casos em mulheres. No resto do mundo, a média é bem menor, ficando em torno de 3,6%. E, neste momento de pandemia, transtornos ansiosos como o TAG precisam ainda mais de cuidados.

Neste episódio do podcast Pílula Farmacêutica, a acadêmica Giovanna Bingre, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, dá detalhes sobre esse transtorno e alerta sobre o fato de que “as coisas que costumam induzir uma crise de ansiedade, os chamados gatilhos, nem sempre são reconhecidas pelas pessoas que passam por isso. As crises podem aparecer sem motivo aparente”. Em tempos de incerteza, como o que é vivido com a pandemia, isso pode ser potencializado.

Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Co-produção: Rita Stella
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.