Palavra da Semana #61: Em mês de celebração, cliente precisa ficar atento aos golpes

15 de setembro é dia de homenagear o cliente e movimentar a economia, mas hoje em dia a data pede cautela com as fraudes nas mais de mil tentativas digitais por hora

Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #61: Em mês de celebração, cliente precisa ficar atento aos golpes
/

Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é Cliente, que está em evidência por conta do Dia do Cliente. A data, comemorada em 15 de setembro, foi criada pelo empresário João Carlos Rego para homenagear os clientes e tinha como objetivo despertar e fortalecer as relações comerciais, estimular ações de capacitação para serviços de melhor qualidade, dizer aquele “muito obrigado, cliente”, de uma forma especial, e movimentar a economia. A palavra cliente tem origem no latim cliens, que pode ser derivada do verbo cluere, que significa ouvir, atender, obedecer. Na Roma antiga, deveria corresponder a um plebeu que vivia sob proteção de um nobre, sendo um indivíduo patrocinado que estava sempre pronto a obedecer.

O significado da palavra foi tendo alterações ao longo do tempo. De início, correspondia a “aquele por quem um advoga, um advogado age” e, depois, “aquele para quem um serviço é prestado”. Atualmente, cliente está relacionado com o comprador, usuário de produtos e serviços. Alguns fazem a distinção entre cliente e consumidor. O primeiro é aquele que tem vínculo com a empresa ou marca, ou seja, compra e volta a comprar desta marca novamente; o segundo, consumidor, é a pessoa que compra de determinada empresa sem criar vínculo.

Para falar uma linguagem mais próxima ao cliente atual, a professora Deise Sabbag aproveita o mês de celebração para alertar sobre as fraudes insistentes que assombram o dia a dia de todos, por e-mail, telefone, WhatsApp. Deise aconselha a verificar sempre a idoneidade da loja, “veja se se existem reclamações no site da loja, olhe nas redes sociais das lojas, desconfie”.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.