Olhar Brasileiro #90: Alaíde Costa é um dos nomes mais expressivos entre as cantoras brasileiras

Sua trajetória vai desde a infância, nos programas de rádio, passando por mais de 20 álbuns lançados

 09/03/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #90: Alaíde Costa é um dos nomes mais expressivos entre as cantoras brasileiras
/

A cantora carioca Alaíde Costa começou sua carreira em programas infantis de rádio, e já aos 13 anos frequentava programas de calouros, entre eles, “um dos mais temidos, aquele comandado pelo compositor Ary Barroso”, como conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

“Após algum tempo afastada das gravadoras, em 1972, Alaíde Costa é convidada por Milton Nascimento para gravar com ele uma faixa do repertório do álbum Clube da Esquina”, afirma Jubran, completando que, apesar de ela ter uma bagagem de mais de duas dezenas de álbuns em sua carreira, ela sempre enfatizou a discriminação racial como barreira dentro do mercado fonográfico.

O podcast encerra com uma canção do álbum O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim, gravado quando tinha 86 anos de idade, em maio de 2022, e que trazia um repertório elaborado especificamente para ela.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 5 de maço de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.