Olhar Brasileiro #88: O cantor paraibano Vital Farias foi reconhecido pela crítica brasileira

“O poeta-cantador” fez sucesso já com seu primeiro álbum, gravado em 1978, reconhecido pela crítica brasileira, incluindo o escritor José Ramos Tinhorão

 23/02/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #88: O cantor paraibano Vital Farias foi reconhecido pela crítica brasileira
/

O podcast Olhar Brasileiro volta seu olhar para o cantor e compositor Vital Farias, “que fez seus primeiros estudos em casa, com seus irmãos mais velhos, lendo folhetos de cordel, ainda na Pedra D’Água, nome do sítio onde nasceu, no dia 23 de janeiro de 1943, no município de Taperoá, no Estado da Paraíba”, como conta o pesquisador Omar Jubran.

“Embora no início dos anos 1960, Vital Farias já compunha e já se sentia um cantador. Entretanto, foi somente em 1978 que grava seu primeiro álbum fonográfico. O trabalho foi reconhecido por toda crítica brasileira, inclusive, por uma das autoridades de maior rigor, o escritor José Ramos Tinhorão”, relembra Jubran.

Em 1975, o músico sai da Paraíba e vai para o Rio de Janeiro, onde participou da peça Lampião No Inferno, dirigida por Luís Mendonça. “Em paralelo, seguia seu sonho de poeta-cantador, compondo, participando das questões sociais e políticas do Brasil, chegando a participar da peça Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes”, diz o pesquisador, informando ainda que em 1981 Vital Farias formava-se na Faculdade de Música, do Rio de Janeiro.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 19 de fevereiro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.