Olhar Brasileiro #83: Programa traz parcerias de Tom Jobim com Chico Buarque

Ambos são cariocas, o primeiro tornou-se representante do Brasil no exterior; o segundo sabe como ninguém descrever os sentimentos

 22/12/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #83: Programa traz parcerias de Tom Jobim com Chico Buarque
/

“Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no dia 25 de janeiro de 1927, na cidade maravilhosa e faleceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 8 de dezembro de 1994. Inspiradíssimo, tornou-se o nosso maior representante, não só nacionalmente como – principalmente – em terras internacionais. Francisco Buarque de Hollanda é também carioca. Ele nasceu quando Tom Jobim já tinha 17 anos, ou seja, em 1944. Chico Buarque tem um dom absoluto de descrever sentimentos em palavras reais, como que, frequentemente, fosse a nossa voz; ou, noutras palavras, falasse por nós”, diz Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, fazendo uma apresentação de ambos os compositores que se tornaram parceiros em muitas canções.

Segundo Jubran, em termos de parceria, a dupla Tom Jobim/Chico Buarque não poderia ter estreado melhor: “Em 1968, compuseram Retrato em Branco e Preto; no mesmo ano, os parceiros venceram o Terceiro Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, com Sabiá; e no ano de 1970, a obra-prima Pois É.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro que vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 18 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.