Momento Odontologia #67: Mucocele e rânula são lesões comuns na boca

Os nomes podem parecer estranhos, mas são lesões comuns caracterizadas por bolhas benignas, geralmente causadas por traumas e que podem aparecer nos lábios, língua, na parte interna das bochechas e embaixo da língua

 17/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 18/08/2020 as 13:46
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #67: Mucocele e rânula são lesões comuns na boca
/

As bolhas de saliva, comuns nos lábios e na parte interna da boca de crianças, são lesões benignas da mucosa oral, resultado da ruptura de um dos vários ductos salivares. Essas lesões têm nomes estranhos, mucocele e rânula. Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole  – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas. No Momento Odontologia desta semana, Gisele Carvalho Ignácio, doutoranda em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, conta as características dessas bolhas e como tratá-las. 

Essas lesões, segundo Gisele, surgem frequentemente como resultado de um trauma local, embora, em alguns casos, esse histórico não seja observado. “A mucocele pode apresentar-se com variação de 1 milímetro a vários centímetros de tamanho. No lábio inferior é a região mais comum e as lesões podem durar vários dias e até anos.” Já a rânula pode ser caracterizada como uma bolha azulada, flutuante e abaulada no assoalho da boca. Algumas lesões mais profundas podem se apresentar com coloração normal. “Além da localização diferente da mucocele, as rânulas tendem a ser maiores, podendo ocupar todo o assoalho da boca, promovendo inclusive a elevação da língua”, explica.

Gisele lembra que a mucocele acomete desde bebês recém-nascidos até pacientes idosos, e algumas lesões são de curta duração, se rompem e cicatrizam sem intervenções. “Quando às lesões, não apresentam resolução espontânea ou são recorrentes e podem ser indicados desde tratamentos conservadores até tratamentos cirúrgicos. Para a rânula, pode ser indicada a drenagem do cisto e também cirurgia.” A especialista garante que o diagnóstico precoce é de extrema importância para um tratamento eficaz e seguro. 

Ouça na íntegra, no player acima, o episódio completo do Momento Odontologia desta semana.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.