Momento Odontologia #118: A cor amarelada dos dentes pode ter fator genético

A idade e o consumo frequente de alimentos como café, chá, açaí, por exemplo, e industrializados também podem escurecer os dentes

 14/02/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #118: A cor amarelada dos dentes pode ter fator genético
/

O Momento Odontologia desta semana responde a uma ouvinte da cidade de São Paulo que quer saber o motivo de seus dentes estarem sempre amarelados, mesmo com todo cuidado com a higiene bucal e até já ter feito um clareamento. Quem responde é o cirurgião-dentista Cristiano Nakao, graduado e mestre pela Faculdade de Odontologia (Forp) e doutor pela Faculdade de Medicina (FMRP), ambas da USP em Ribeirão Preto.

Segundo Nakao, a tonalidade natural dos dentes já é de um branco amarelado e varia de pessoa para pessoa. Lembra que também pode haver um fator genético dessa cor e que os dentes se tornam mais amarelados com o avanço da idade, que traz um desgaste do esmalte dentário e faz transparecer a coloração amarelada de dentina, uma camada mais profunda do dente. 

O profissional alerta que o consumo frequente de alguns alimentos, como café, chá, vinho, beterraba, açaí e diversos produtos industrializados pode favorecer a incrustação de pigmentações que também escurecem os dentes, portanto, devem ter consumo limitado e realizada uma higienização após a ingestão, para minimizar os efeitos nos dentes. “Se for fumante a pessoa deve abandonar o hábito, porque além de manchar os dentes é prejudicial à saúde bucal e para a saúde em geral.” 

Nakao diz que também é recomendado manter uma higienização regular, com o uso do fio dental e uma escovação adequada, além de uma alimentação adequada, evitando ou diminuindo o consumo de produtos industrializados como refrigerantes, sucos de caixinha, doces, balas, molhos etc. “Caso uma boa limpeza com raspagem de tártaro e polimento dentário, ou mesmo um clareamento feito pelo dentista, não sejam suficientes para satisfazer o paciente em relação à estética do seu sorriso, uma opção é a faceta laminada de porcelana, as conhecidas lentes de contato dentárias, uma opção com resultados mais radicais para deixar o sorriso mais claro e mais harmônico.”

O cirurgião-dentista diz que os cremes dentais clareadores não substituem o clareamento que é realizado em consultório, porque o mecanismo de ação desses produtos é diferente daqueles utilizados pelos dentistas. “Essas pastas clareadoras possuem uma composição mais abrasiva e o uso frequente pode gerar um desgaste na superfície dos dentes e, com o tempo, gerar sensibilidade e deixar os dentes mais opacos e sem brilho”, alerta. 

Cristiano reforça que, mesmo com todos os cuidados com a saúde bucal, é importante fazer visitas regulares ao dentista para avaliar se as técnicas de higiene estão adequadas e para manter os dentes livres do acúmulo de placas e tártaro e manter a saúde da boca como um todo.    

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.