Minuto Saúde Mental #66: Fenômeno pouco conhecido, a misofonia é a aversão a determinados sons

Incômodo a determinados sons, como de pessoas mastigando ou respirando, pode se tornar insuportável e precisa ser investigado

 08/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 01/02/2023 as 11:13
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #66: Fenômeno pouco conhecido, a misofonia é a aversão a determinados sons
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre o fenômeno chamado de misofonia. Conhecido por causar incômodo e até mesmo aversão a determinados sons, como de pessoas respirando e mastigando, a misofonia pode trazer problemas psicológicos para o indivíduo, como estresse, isolamento e conflitos interpessoais.

O professor conta que a misofonia ainda é pouco conhecida e estudada e por isso não é possível identificar a parcela da população que sofre com esse problema. A vergonha de compartilhar o incômodo com sons tão comuns também contribui para a falta de dados sobre o fenômeno.

Apesar de pouco estudada, a ciência sugere que a misofonia apresenta os primeiros sintomas aos 12 anos de idade e que surge acompanhada de sinais fisiológicos de estresse, como aumento da produção de suor e do ritmo cardíaco. “O incômodo não está apenas no nível psicológico, naquilo que a pessoa percebe, mas também tem correspondentes biológicos”, esclarece Souza.

Por ainda ser um problema pouco conhecido, não há muitos profissionais que trabalham com o assunto ou tratamentos já bem desenvolvidos. O professor conta, no entanto, que já existem clínicas especializadas em alguns lugares do mundo e que a terapia cognitiva comportamental parece trazer bons resultados para quem sofre com a misofonia.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.