Minuto Saúde Mental #21: Terapias alternativas são eficazes no tratamento de transtornos como a depressão e a ansiedade?

01/07/2021 - Publicado há 3 anos
Minuto Saúde Mental - USP
/

Os tratamentos para a saúde mental avançaram nas últimas décadas e trouxeram alívio e qualidade de vida para muitas pessoas, mas, em alguns casos, seus efeitos ainda ficam longe do desejado e os pacientes continuam em grande sofrimento. Isso faz com que se busquem tratamentos complementares que possam ajudá-los. Esse é o tema desta semana no Minuto Saúde Mental, com o professor João Paulo Machado de Sousa.

Um problema que surge instantaneamente quando pensamos em terapias alternativas é a definição do que exatamente estamos falando. De modo geral, terapia alternativa é toda modalidade de tratamento que não se inclui entre as disciplinas da saúde reconhecidas como profissão, ensinadas em cursos de graduação ou pós-graduação e regidas por conselhos de classe, como o Conselho Federal de Fisioterapia ou de Medicina, por exemplo.

Ao contrário do que muita gente pensa, a ciência tem se interessado cada vez mais por essa área, que vem sendo resumida sob o nome de práticas complementares e integrativas. Na maior parte das definições disponíveis, essas práticas incluem o uso de produtos naturais, acupuntura e diferentes técnicas de massagem e meditação, mas essas definições não estão de modo algum fechadas e ainda variam muito dependendo da fonte.

Com esse interesse por parte da ciência, muitos resultados encorajadores têm surgido e a tendência é que estes sejam pouco a pouco integrados às terapias convencionais. No entanto, há várias práticas que não foram adequadamente testadas e muitos indivíduos oferecem serviços sem qualquer respaldo em resultados verificados.

O item 4 da Carta de Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde, publicada pelo Ministério da Saúde, estabelece que “Toda pessoa deve ter seus valores, sua cultura, crença e seus direitos respeitados na relação com os serviços de saúde”. Assim, é importante reconhecer que todo indivíduo autônomo é livre para escolher aquilo que acredita que lhe faz bem; no entanto, é igualmente importante reconhecer que tratamentos oferecidos fora de qualquer padrão objetivo de qualidade e, principalmente, utilizados em substituição aos tratamentos convencionais consolidados podem ter efeitos negativos graves, não só causando reações negativas como atrasando a busca por terapias que são de fato necessárias para o paciente.

Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão