Manhã com Bach #77: “Cantata dos Camponeses” inclui danças e canções do folclore alemão

Composição mostra a estreita relação de Johann Sebastian Bach com a cultura popular

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #77: “Cantata dos Camponeses” inclui danças e canções do folclore alemão
/

A cantata Mer hahn en neue Oberkeet, “Nós temos um novo governante” (BWV 212), de Johann Sebastian Bach, está repleta de formas populares – daí por que é conhecida como “Cantata dos Camponeses”. Canções, danças e até o dialeto da Alta Saxônia – presente no título e em expressões usadas ao longo da obra – fazem parte da composição, datada de 1742. Ela é uma homenagem a um nobre, Carl Heinrich von Dieskau, feita pelo poeta alemão Christian Friedrich Henrici, o Picander, autor da letra.

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2021, essa cantata foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), que também exibiu o Prelúdio e Fuga em Dó Menor (BWV 546), para órgão.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.