Manhã com Bach #46: Partes finais do “Oratório de Natal” citam magos e fúria de Herodes

“Manhã com Bach” conclui audição da monumental obra de Bach criada para celebrar o Natal de 1734

Por
 03/01/2021 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #46: Partes finais do "Oratório de Natal" citam magos e fúria de Herodes
/

A visita dos magos do Oriente e a tentativa de Herodes, rei da Judeia, de matar o recém-nascido Jesus – de acordo com os relatos sobre o nascimento de Jesus Cristo registrados nos Evangelhos de Mateus e de Lucas – são contadas nas partes 5 e 6 do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach. As duas partes foram apresentadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 26 e 27 de dezembro de 2020.

Segundo uma das interpretações da passagem dos Evangelhos referente à visita dos magos, na Antiguidade “mago” era considerado o que hoje se chama de cientista. Portanto, essa passagem dos Evangelhos poderia indicar uma perfeita harmonia e conformidade entre a teologia e a ciência.

Ao longo das suas quatro edições de dezembro, Manhã com Bach apresentou todo o Oratório de Natal, obra criada em Leipzig para celebrar o Natal de 1734. Ela é composta de seis partes, que totalizam 64 movimentos.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.