Manhã com Bach #31: “Suítes para Violoncelo” de Bach “induzem” ouvinte à harmonia

Em suas obras para violoncelo, “Bach subentende a harmonia”, afirma o jornalista canadense Eric Siblin

Por
 14/09/2020 - Publicado há 4 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #31: "Suítes para Violoncelo" de Bach "induzem" ouvinte à harmonia
/

“Como Bach consegue fazer harmonia com apenas um violoncelo? Como ele compõe para uma situação em que ele não pode empilhar as notas verticalmente e fazer a polifonia que é sua marca registrada? Ele faz isso criando uma ‘harmonia subentendida’. Ele a sugere, aponta para ela, planta a semente da harmonia. Ele remove todas as notas que pode para que da polifonia, despojada, não reste mais do que o essencial, deixando o ouvinte preencher as lacunas. Ele alterna fragmentos de linhas diferentes, de registros diferentes, e induz o ouvinte a pensar que está ouvindo mais do que uma linha ao mesmo tempo. Bach subentende a harmonia.”

Essas afirmações são do jornalista canadense Eric Siblin, no seu livro As Suítes para Violoncelo – J. S. Bach, Pablo Casals e a Busca por Uma Obra-Prima Barroca, publicado no Brasil em 2014 pela É Realizações Editora, com tradução de Pedro Sette-Câmara. Elas foram citadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 12 e 13 de setembro de 2020, o segundo de uma série com seis episódios que comemora os 300 anos das seis Suítes para Violoncelo de Bach, criadas em cerca de 1720, na corte de Köthen.

No programa, foi exibida a Suíte para Violoncelo Número 2 em Ré Menor (BWV 1008), na interpretação do violoncelista letoniano Mischa Maisky, além da cantata Ich lasse dich nicht, du segnest mich denn, “Eu não ter deixo, pois tu me abençoas” (BWV 157).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.