Fake News Não Pod #44: É falso que as vacinas contra a covid-19 não protegem das novas variantes do coronavírus

A Pfizer e a BioNTech já afirmaram que os seus imunizantes são eficazes contra a nova cepa com a aplicação de três doses

 15/12/2021 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #44: É falso que as vacinas contra a covid-19 não protegem das novas variantes do coronavírus
/

Circula nas redes sociais um vídeo em que um médico afirma que as vacinas contra a covid-19 não teriam efeito contra as novas variantes do coronavírus, incluindo a mais recente, ômicron. No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha afirma que essa informação é fake news. 

Segundo Laura, a Pfizer e a BioNTech já afirmaram que os seus imunizantes são eficazes contra a nova cepa com a aplicação de três doses. Em estudo recente com as vacinas dessas empresas ficou demonstrado que as vacinas são capazes de neutralizar a variante ômicron e aumentar em até 25 vezes a titulação de anticorpos no sangue. “Pode-se dizer que os  anticorpos, após a 3° dose para neutralização do ômicron, são comparáveis aos níveis de anticorpos após duas doses da vacina diante do vírus original.”

Os imunizantes das outras farmacêuticas ainda estão sendo estudados, a fim de saber como as vacinas se comportam frente a ômicron, e, caso seja necessário, as vacinas serão atualizadas. A Janssen, por exemplo, afirmou já estar produzindo uma nova vacina contra a variante.

O consenso científico, até agora, diz Laura, é que as vacinas, independentemente da empresa fabricante, continuam sendo a melhor opção para prevenir a contaminação e os quadros graves da doença, mesmo com as variantes. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.

     


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.