Diversidade em Ciência 25#: Forum Negro da USP propõe universidade inclusiva, democrática e com marcadores das diversidades

O grupo é formado por docentes, servidores e estudantes negros que querem participar ativamente da USP enquanto espaço que contempla as diversidades negras e de outros grupos

27/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/03/2022 as 10:57
Diversidade em Ciência - USP
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista membros do Fórum Negro da USP, grupo que tem como proposta participar efetivamente das questões de inclusão, do ensino, da pesquisa, da extensão e gestão da USP. O grupo é formado por docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação negros da USP.

Os membros entrevistados pelo Diversidade em Ciência são Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each-USP); Ivan Siqueira, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); Celso Luiz de Oliveira Junior, servidor administrativo da ECA e mestrando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Isadora Nunes, graduanda do curso de Gestão de Políticas Públicas da Each, representante discente da Congregação da Each e membro do Coletivo Denegrir; e Nabi Oliveira, graduando do curso de Gestão de Políticas Públicas da Each e membro da diretoria do DCE Livre da USP.

Durante o programa, os membros do Fórum Negro da USP apresentam as suas reivindicações sobre qual USP querem nos campos do ensino, pesquisa, extensão e gestão, trazendo a questão étnica no planejamento da universidade.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.