Diversidade em Ciência 25#: Forum Negro da USP propõe universidade inclusiva, democrática e com marcadores das diversidades

O grupo é formado por docentes, servidores e estudantes negros que querem participar ativamente da USP enquanto espaço que contempla as diversidades negras e de outros grupos

Por
Diversidade em Ciência
Diversidade em Ciência
Diversidade em Ciência 25#: Forum Negro da USP propõe universidade inclusiva, democrática e com marcadores das diversidades
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista membros do Fórum Negro da USP, grupo que tem como proposta participar efetivamente das questões de inclusão, do ensino, da pesquisa, da extensão e gestão da USP. O grupo é formado por docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação negros da USP.

Os membros entrevistados pelo Diversidade em Ciência são Gislene Aparecida dos Santos, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each-USP); Ivan Siqueira, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); Celso Luiz de Oliveira Junior, servidor administrativo da ECA e mestrando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Isadora Nunes, graduanda do curso de Gestão de Políticas Públicas da Each, representante discente da Congregação da Each e membro do Coletivo Denegrir; e Nabi Oliveira, graduando do curso de Gestão de Políticas Públicas da Each e membro da diretoria do DCE Livre da USP.

Durante o programa, os membros do Fórum Negro da USP apresentam as suas reivindicações sobre qual USP querem nos campos do ensino, pesquisa, extensão e gestão, trazendo a questão étnica no planejamento da universidade.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link https://jornal.usp.br/radio/

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.