Destaque do Ciência USP #10: Qual o papel dos vulcões na extinção dos dinossauros?

Nesta edição, conversamos com Max Langer, pesquisador no Departamento de Biologia da USP em Ribeirão Preto para explicar como as atividades vulcânicas podem ter influenciado na extinção dos dinossauros

Por
 15/06/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #10: Qual o papel dos vulcões na extinção dos dinossauros?
/

Em um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), no começo deste ano, um grupo multi-institucional, liderado por cientistas da Universidade de Nova York, analisou como os vulcões – especificamente a atividade vulcânica ao influenciar mudanças climáticas – podem também ter contribuído para a extinção dos dinossauros.

Para explicar detalhes sobre como os pesquisadores chegaram a essa hipótese, conversamos com o paleontólogo Max Cardoso Langer, professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.