Curioso por Ciência #15: Nova tecnologia de metagenômica que pode beneficiar desde ações de conservação ambiental até a medicina

Estudo na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostrou que a plataforma MinION é uma técnica promissora, com custo relativamente baixo, mas sua limitação é a falta de protocolos otimizados

 Publicado: 08/04/2024
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #15: Nova tecnologia de metagenômica que pode beneficiar desde ações de conservação ambiental até a medicina
/

No Curioso por Ciência desta semana, Isabelle Rodrigues fala sobre a pesquisa de Victoria Simionatto Zucherato, que aborda uma nova tecnologia portátil para metagenômica, campo da ciência que estuda o material genético encontrado em ambientes, como: o solo, o oceano, o intestino humano e até mesmo em amostras de água. Ao invés de focar em um único organismo, como uma bactéria, a metagenômica olha para todas as diferentes formas de vida presentes em um ambiente de uma só vez.

A pesquisadora aplicou no estudo uma tecnologia portátil chamada plataforma MinION, para fazer a análise de metagenomas virais. Os resultados mostraram que essa é uma técnica promissora, com custo relativamente baixo, mas sua limitação é a falta de protocolos otimizados.

Para ser utilizada para estudos de vírus, são necessários um conjunto claro de instruções ou diretrizes para garantir consistência, segurança e eficiência nos resultados. “Com a padronização de todas as etapas necessárias antes do processamento das amostras, conseguiremos descobrir novos vírus ou vírus que estão retornando, os vírus reemergentes.”

A pesquisa de mestrado Aplicação da tecnologia portátil de sequenciamento MinION para análise do metagenoma viral  foi defendido em 2023 no programa de pós-graduação em Oncologia clínica, células-tronco e terapia celular, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e orientada pelo professor Svetoslav Nanev Slavov.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.