Cientistas “youtubers” produzem cruzamentos entre ciência e arte em suas divulgações

Tese de doutorado defendida na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP analisou a produção e narrativas de cientistas que utilizam o canal YouTube para suas divulgações científicas

11/05/2023 - Publicado há 12 meses
Cientistas "youtubers" produzem cruzamentos entre ciência e arte em suas divulgações

Na edição desta quinta-feira (11) do podcast Os Novos Cientistas, a entrevistada foi a jornalista Ana Beatriz Camargo Tuma. Ela é autora de uma tese de doutorado em que investiga como os cientistas “youtubers” realizam suas produções e narrativas audiovisuais de divulgação científica. O estudo intitulado Narrativas audiovisuais de cientistas youtubers: intertextualidades entre arte e ciência na divulgação científica foi defendido na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP sob a orientação da professora Mayra Rodrigues Gomes.

Em seu estudo, a pesquisadora também analisou as percepções dos internautas sobre as produções. “Para tanto selecionamos cinco canais do Science Vlogs Brasil (SVBR) que tratam de distintas áreas do conhecimento”, citou Ana Beatriz. Os canais a que ela se referiu são: Universo Narrado; Arqueologia pelo Mundo; Canal do Pirulla; Dragões de Garagem; e Colecionadores de Ossos.

“Com relação às percepções dos internautas sobre os vídeos, verificamos, entre outros, um expressivo número de elogios, denotando que a ciência se torna mais palatável e atrativa quando em diálogo com a arte”, destacou a jornalista. Dessa maneira, a pesquisa de Ana Beatriz aponta caminhos que podem ser seguidos por divulgadores científicos que produzem conteúdo para plataformas como o YouTube.

Disponível também na plataforma Spotify