Brasil Latino: Amanda Harumy e a democracia na América Latina

Conjuntura aponta contradições e desafios para os movimentos sociais e a esquerda do continente em meio a incertezas

 20/08/2021 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Amanda Harumy e a democracia na América Latina
/

A América Latina está passando por um processo que aponta dialeticamente retrocessos e avanços em sua caminhada democrática. A instalação de uma Assembleia Constituinte no Chile que enterra o passado pinochetista, a mobilização popular na Colômbia e a eleição de um sindicalista no Peru apontam um cenário de maior comprometimento com as demandas sociais. Por outro lado, Nicarágua, Cuba e Venezuela vivem momentos de questionamentos internos que alimentam também a tradicional política de ingerência dos Estados Unidos no continente.

A desindustrialização e o papel agroexportador de produtos primários são sinais claros da falta de um projeto estratégico de desenvolvimento que acaba vitimando a própria soberania. Some-se a isso uma pandemia mal controlada e o quase abandono dos projetos de integração regional e temos imensos desafios para a América Latina.

Qual é o potencial de mudança na atual conjuntura? Qual é a força inovadora dos movimentos sociais? Qual é o papel da esquerda num cenário polarizado? Estas são algumas das questões abordadas na entrevista da professora de Relações Internacionais e doutoranda da Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (Prolam) da USP, Amanda Harumy, nesta edição do Brasil Latino.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.